Redes Sociais

Pesquisa de Interesse no Facebook Ads: Como Atingir o Público Certo

0

Então você acabou de se afiliar a um produto e já pensa em subir campanhas pelo Facebook.

Mas como você encontra os melhores interesses para atingir o público certo com as suas campanhas? Existem várias maneiras diferentes de se fazer uma pesquisa de interesses e nesse artigo eu vou descrever as 5 melhores maneiras de se fazer isso.

Basicamente  você irá aprender como você pode atingir sua audiência de forma mais precisa que seus concorrentes, gastando menos dinheiro e tendo a melhor performance.

Antes de você saber como atingir  publico alvo no Facebook e começar a realizar suas vendas eu tenho uma pergunta: Como você usa essa informação?

Nesse artigo você vera o passo a passo de como criar um interesse, baseado no seu nicho de mercado. Não vou explicar sobre lookalike ou remarketing isso vai ficar para outro post.

Criando um interesse

Entenda uma coisa: Os usuários do Facebook não dão a miníma pro seu anúncio.

Quando você faz uma pesquisa no Google, você tem uma intenção. Você sabe o que você esta procurando, você tem a intenção de encontrar algo.

No Facebook as pessoas estão mais preocupadas em ver o Feed dos amigos, rir de um novo  meme, participar de algum grupo. Eles tem ZERO interesse no seu anúncio.

Cabe a você criar um interesse, e uma das melhores e mais simples maneiras de se fazer isso é usar o que você já sabe sobre o seu público e pelo que ele se interessa.

A chave é essa, criar uma oferta baseada no que você já sabe sobre o que eles gostam.

Quando você começa a pesquisar por interesses, as palavras chave do Facebook funcionam como as do Google.

No entanto, no Facebook essas palavras são baseadas no seu perfil de usuário, através do seu comportamento como por exemplo, quais páginas você curte e outras variáveis.

Agora eu vou te mostrar o que você deve olhar e como fazer , mas antes uma coisa interessante.

Você já notou essa caixa com interesses pré selecionados quando você seleciona o público no gerenciador de anúncios? provavelmente sim.

como atingir público alvo no facebook

Normalmente esses interesses são amplos e complicados, na maioria das vezes não tem utilidade e vou te explicar o motivo.

Se você abrir suas preferencias de anúncio no Facebook , poderá ver no que provavelmente está interessado.  O quão bem o que se mostra realmente se encaixa em relação aos seus interesses reais? No meu caso, não muito.

Veja um exemplo do que o Facebook acha que eu tenho interesse. Marquei de vermelho o que eu não possuo interesse algum.

como atingir publico alvo no facebook

Enquanto alguns deles estão corretos, o que dizer do resto?

Eu tenho interesse em cães, tenho 4 em casa, mas de onde eles tiraram a raposa?

Não seria um desperdício direcionar um anúncio pra mim usando esse interesse? Imagine quantas pessoas irrelevantes você está realmente alcançando. É por isso que raramente uso interesses amplos.

Palavras-Chave no Facebook?

Palavras-chave são uma mistura de tudo e você pode encontrar, desde lixo até coisas absolutamente fantásticas.  Normalmente você encontra isso em dois grupos: Fanpages e Outras palavras-chave

Caso a palavra não esteja linkada a uma fanpage em particular provavelmente ela estará ligada por associação. É um jeito que o Facebook usa para descrever o que  não esta necessariamente ligado a você mas foi o que o algoritmo te entregou.

E isso pode ser baseado no seu comportamento, como comentar em algum post, falar muito sobre um determinado tópico ou como você interage no messenger.

Em suma o que eu faço é  encontrar Fanpages específicas em torno do tópico com alto engajamento.

Exibir apenas uma fanpage por conjunto de anuncio ( normalmente na demografia mais interessante), Permite que eu direcione meus anúncios para essas pessoas e tudo o que tenho que fazer é pesquisar de quem elas são fãs. Tento descobrir em quais tópicos elas possuem interesse, que linguagem usam, antes de ajustar minha copy para persuadi-los.

O problema é que algumas Fanpages podem estar indisponíveis na segmentação. O Facebook nunca deu uma explicação clara para isso.

Portanto, se você encontrar uma palavra-chave disponível que não seja uma fanpage real, ela poderá ser uma palavra-chave “por associação”.

Então o que eu devo Procurar?

O segredo é direcionar  para aqueles que estão realmente interessados ​​no seu assunto, não apenas naquele  fã genérico que está de alguma forma interessado ou segue o assunto para receber as notícias ocasionais.

Precisamos encontrar as pessoas que pensam sobre isso, falem sobre isso e, ao mesmo tempo, amam o tópico.

Aqueles que estão interessados ​​em múltiplas facetas e conhecem aquelas coisas que não são de conhecimento comum pelo fã superficial. Vou tentar ilustrar um cenário. No nicho de culinária/ confeitaria. Ana Maria Braga e Olga Noskova.

A primeira é tão famosa no país que as pessoas podem seguir ela por outros motivos além das receitas do programa, Já a segunda é igualmente famosa porém, só os entusiastas da confeitaria vão saber quem é.

Você pode usar isso quando estiver procurando por públicos muito específicos , como digital influencers, algum evento ou uma revista. Procure manter o mais especifico que conseguir.

Agora vamos ao que interessa:

 Maneiras de Segmentar seu Publico Alvo

Quando começo a fazer pesquisa de interesses eu começo a anotar tudo. Sempre que encontro algo que seja relevante para o meu público, vejo se esta disponível na segmentação, caso esteja eu anoto.

Para fazer isso basta você abrir o Audience Insights e por lá, se o Facebook encontrar, você sabe que a palavra é boa e pode adiciona-la na sua campanha, se não aparecer ela não esta disponível.

#1 Dica – Classifique por Afinidade

Eu já vi cursos de Facebook ads vendendo isso como “o verdadeiro segredo para alavancar seus anúncios”, outros sequer nem tocaram no assunto. No entanto, isso não é um truque secreto, nem mágica e nada disso é só uma ferramenta básica que esta la disponível para quem quiser fazer uso dela.

É uma maneira excelente e mais fácil para fazer pesquisas com a informação e tempo que você tem disponível. No entanto poucas pessoas fazem isso, aqui vai o passo a passo:

  • Abra o Audience Insights e insira um país e um interesse
  • Clique em curtidas na página
  • Role para baixo e clique em afinidade para fazer essa classificação.

Vamos supor que você quer anunciar um curso do nicho de confeitaria. Digite esse interesse e siga os passos acima. Olhando a imagem abaixo o publico que se interessa pela Sodie Doces tem 90x mais chances de estar interessado no que eu escolhi em comparação a todo o público do Facebook.

como atingir publico alvo no facebook

#2 Pesquise no Google

Outra maneira é procurar por ideias fora do Facebook. Você pode procurar por:

  • Sites
  • Marcas
  • Influencers
  • Produtos

Basta pesquisar categorias que sejam relevantes pro seu nicho. Depois procure por um fanpage e veja se esta disponível para segmentação.

#3 Sugestões de Páginas e Páginas Favoritas

O método em si é muito simples.

Você encontra uma fanpage que seu público curte e da um like. A maioria das páginas lhe dará sugestões para gostar de páginas semelhantes. Abra-os e verifique a disponibilidade deles no Audience Insights. Feito? Agora, verifique as páginas semelhantes dessas páginas semelhantes.

como atingir publico alvo no facebook

Se você olhar do lado esquerdo da página verá uma seção de páginas que a fanpage pesquisada curte.

# 4 Crie Anúncios

Simples

  1. Acione o Gerenciador de Anúncios
  2. Digite cada interesse que encontrou ( um de cada vez) e clique no botão de sugestões

Você notará que, se você escolher um interesse por associação, suas sugestões normalmente serão muito diferentes se comparadas a uma fanpage real.

como atingir publico alvo no facebook

#5  Use o Botão porque estou vendo isso

Você pode ver como os anúncios mostrados para você são segmentados.

Quando você ver um anúncio, basta clicar nos 3 pontinhos da lateral direita, como mostrado abaixo.

como atingir publico alvo no facebook

E pronto basta anotar o interesse especificado lá.

 Dicas Bônus

#1 Atenção quando subir sua campanha de testes

Depois que tiver feito sua pesquisa de publico e de palavras-chave relevantes para testar seus anúncios,selecione apenas UM interesse / comportamento / figura pública / etc por conjunto de anúncios.

Vejo muitas pessoas escolherem e colocarem centenas de interesses na caixa  de “Segmentação detalhada”, um enorme desserviço à sua campanha e aos gastos com anúncios. 

Quando você seleciona apenas um parâmetro, você garante que é realmente capaz de segmentar as diferentes opções pesquisadas na etapa 1, para que você possa realmente ter uma noção clara do que está funcionando e do que não está.

Se você agrupar tudo junto, o Facebook não dirá se há um interesse particular dentro desse grupo que está realmente impulsionando a maioria dos resultados.

Então, para reforçar – teste  as audiências que você compilou da etapa de pesquisa separadamente. Em seguida, desligue os “perdedores”

#2 Use a Função Excluir

O Facebook adicionou uma opção de exclusão que, como o nome diz, oferece a opção de selecionar um interesse e excluir pessoas que gostam de outros interesses dele.

 Você que é afiliado, não vai querer gastar dinheiro mostrando anúncios para outros afiliados, então pode usar o recurso de excluir para retirar interesses em programas de afiliados por exemplo. Basicamente excluir as audiências que você não quer.

#3 Tamanho do Público

É provável que você ouça  respostas diferentes a essa pergunta honestamente  não há certo ou errado.

Tudo depende da sua estratégia e do que você gostaria de alcançar.

Pessoalmente, gosto de executar muitas campanhas com públicos menores – isso requer mais trabalho manual, mas o desempenho também é geralmente maior.

O tamanho em que a maioria concorda em até 100.000 pessoas é suficiente,no entanto, não se preocupe se tiver 75.000 ou 150.000.

Conclusão

A pesquisa pode ser uma parte complicada e demorada de se criar uma campanha, porém é essencial para o desempenho dos seus anúncios.

Invista um tempo realizando pesquisas e testando públicos com diferentes interesses, um interesse por conjunto de anuncio e comprove por si mesmo a melhora nos seus resultados! 

Saiba como atingir publico alvo no Facebook como um verdadeiro profissional

Eu já mostrei como subir sua primeira campanha no Facebook ads, se você ainda é iniciante de uma olhadinha lá 🙂

 

 

 

 

 

 

 

 

Mundo dos Afiliados
Me Chamo Luana , sou formada em Superior Tecnólogo, 31 anos, trabalhando full-time como afiliada desde 2016. Esse blog nasceu da vontade de ajudar os iniciantes do marketing de afiliados de forma completa e verdadeira, sem que precise investir em cursos caros o tempo inteiro. Tudo que um afiliado precisa saber sera encontrado aqui!
You may also like
O que é o Pixel do Facebook e Como Usa-lo
como aumentar suas vendas no instagram
3 Formas de Usar o Instagram Para Aumentar Suas Comissões Como Afilliado!

Leave Your Comment

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage