Redes Sociais

O Guia Definitivo Para Afiliados no Pinterest Marketing

0

Com uma lista cada vez maior de mídias sociais disponíveis para iniciar o seu marketing, muitas vezes é difícil escolher quais deles você deseja realmente priorizar.

Se você é um afiliado iniciante esse Guia Passo a Passo vai te mostrar como configurar sua conta e o pode que essa ferramenta possui.

O marketing no Pinterest  vem disparando em popularidade entre os Top afiliados e profissionais de Marketing, gerando trafego para blogs e vendas massivamente.

Esse Guia Passo a Passo de marketing no pinterest fornecerá aos afiliados iniciantes  tudo o que precisam saber para criar uma forte presença na plataforma gerando trafego e e vendas!

 

Porque Usar o Pinterest?

O Pinterest funciona de forma um pouco diferente das outras mídias

A ideia da plataforma não é necessariamente transmitir imagens ou ideias a seguidores, mas sim salvar ideias, produtos ou conteúdo para mais tarde. Isso faz com que seja uma plataforma de marketing perfeita pra trafego e vendas.

O foco do Pinterest não é  postar suas próprias idéias ou conteúdo, é para salvar o conteúdo que você acha valioso para mais tarde.

Ele exibe conteúdo de maneira diferente também, seus usuários podem achar seu conteúdo de 4 maneiras:

  1. Seguindo você e seus Pins
  2. Procurando por uma Palavra-Chave
  3. Através de Categorias
  4. No seu Perfil em Pastas Categorizadas

Isso significa que usuários relevantes e interessados ​​podem encontrar seu conteúdo organicamente, quer estejam seguindo você ou não. Só isso já faz do marketing no pinterest perfeito para afiliados ou quem preciso expor sua marca.

Como Usar o Pinterest

Já foi mais complicado usar o Pinterest, mas agora esta tudo mais fácil e otimizado. Siga os passos abaixo.

# Criando uma conta

Quando você criar uma conta, verá a opção na parte inferior da caixa de login para ” Continuar com uma conta corporativa “. Se não quiser fazer isso agora, poderá converter sua conta para uma empresa depois, porém recomendo que já comece com uma.

marketing no pinterest

Ao criar sua conta como empresa, você será solicitado a preencher os campos adicionais que fornecem as informações do nome da sua empresa, o tipo de empresa e o site (embora isso seja opcional).

marketing no pinterest

Quando terminar, clique em criar conta.

Você será solicitado a seguir cinco tópicos que lhe interessam . Isso não é tão importante, já que você estará usando isso para promover seu conteúdo, mas nunca é demais selecionar tópicos relevantes para seu nicho.

marketing no pinterest

Depois que sua conta for criada, sua página inicial ficará parecida com a captura de tela abaixo. Isto é exatamente o que você vê, não o que qualquer um seguindo você verá.

Clique nas 3 bolinhas no canto superior direito e vá em editar configurações.

marketing no pinterest

# Configurando o Perfil

Seu perfil começa em branco. Na tela de configurações vá em Perfil.

Alguns afiliados e até mesmo empresas cometem um erro nessa parte.  Você trabalhando com estrutura própria ou não é importante que preencha todas as informações possíveis.

Se trabalha com blog ou site, coloque todas as informações sobre o seu negócio. Se você é um afiliado que esta começando e não tem estrutura preencha as informações sobre você mesmo.

Escolha uma imagem que melhor represente sua marca; Na maioria das vezes  é um logotipo . Não se esqueça de adicionar seu website em Reivindicar Site para que os usuários possam visitá-lo por meio dele.

Adicione o Local e na Guia “Sobre Mim” Sempre adicione uma palavra chave relativa ao seu nicho de atuação.

 

Quanto tudo estiver devidamente preenchido você pode começar a criar suas pastas.

#Criando as Pastas

Você pode criar uma pasta na sua página de perfil. Você deve nomear e descrever a pasta, bem como classificar em qual categoria ela se encontra e se deseja convidar colaboradores.

marketing no pinterest

Quando você nomear sua pasta, tenha em mente as palavras-chave e verifique se é um título relevante. 

A descrição é tão importante quanto o titulo. Novamente as palavras chave são importantes e devem descrever com precisão.

Após adicionar os pins você pode escolher que imagem quer na capa. Selecione entre as imagens disponíveis na pasta. A opção de capa só aparece nas contas corporativas.

# Escolhendo Pastas de Destaque

Isso faz parte da atualização de perfil mais recente que é importante ter.

As pastas em destaque permitem destacar algumas pastas específicas de sua escolha, garantindo que seja a primeira coisa que os usuários veem quando acessam seu site.

Quando configuro as pastas pros meus negócios sigo as seguintes estratégias sempre:

  • Pastas que ajudam no reconhecimento da Marca
  • Pastas com produtos e serviços que quero promover
  • Pastas com colaboradores e influencers do Nicho

Essa opção de Pastas de Destaque esta logo abaixo do seu perfil e só é possível ter as contas corporativas.

marketing no pinterest

Você pode escolher até cinco pastas diferentes para apresentar no seu perfil, e você pode decidir em qual ordem colocá-las.

As que você escolher aparecerão como uma apresentação de slides no seu perfil, automaticamente tornando-a mais envolventes e dando a essas pastas a visibilidade extra que você deseja.

marketing no pinterest

Como usar o Analytics do Pinterest

A maioria das plataformas de mídia social nos entrega análises para rastrear nossa presença e impacto na plataforma, bem como nosso público nela.

Temos o  Facebook Insights  (e o Audience Insights), o  Google Analytics e o Analytics do Twitter.

Agora, temos o Pinterest Analytics.

 Acessando o Analytics

Primeiro de tudo, você precisa saber de uma coisa : usuários pessoais do Pinterest não poderão obter análises para seus perfis.

Você precisa ter seu perfil convertido em um perfil de negócios para acessar as análises. Você pode fazer isso inscrevendo-se como empresa.

Depois de usar o Pinterest como empresa, você pode acessar sua análise a partir da sua Página de perfil.

Clique na estrela no canto superior direito terá  um menu suspenso escrito Análises. Você verá 3 opções, clique em Visão Geral.

Quando você acessa o Analytics do Pinterest pela primeira vez, você é direcionado ao seu painel.

marketing no pinterest

No seu painel, você poderá ver uma rápida visão geral do que está acontecendo com seu perfil, incluindo:

  • Número de impressões diárias médias
  • Média de espectadores diários
  • Quantidade de espectadores mensais médios
  • Média mensal contratada
  • Principais impressões nos últimos 30 dias (que mostram o número de impressões, repins, cliques e gostos que esses pinos têm)

Voltando ao Menu Suspenso, vá em “Pessoas que você Alcança” lá sera mostrado a quantidade de pessoas alcançadas pelos seus pins e quantos visualizam e salvam cada um deles.

Na guia Demografia você pode saber mais do seu Publico Alvo. Na guia Interesses , você saberá o que o seu publico alvo curte, quais pastas eles salvam, com quais empresas e blogs eles interagem mais. Isso te ajuda a direcionar melhor seu publico.

marketing no pinterest

Como usar Essa Informação na sua Estratégia de Afiliado

É sempre bom saber quem é o seu público e o desempenho do seu perfil, na maior quantidade de detalhes possível.

Ao analisar sua análise de público e compará-la ao seu público-alvo em outras plataformas, você pode ver quem está ficando de fora.

Às vezes, a resposta é que uma grande porcentagem desse grupo demográfico não costuma usar o Pinterest; às vezes, porém, você está sentindo falta deles por outro motivo. Você pode criar novos pins, pastas e conteúdo para tentar interagir com eles.

Diferentes pessoas usam diferentes plataformas e você vai querer ajustar seu conteúdo para isso. Se, por exemplo, percebi que meu site de culinária tinha um público com grande interesse em acampar, eu poderia criar conteúdo sobre comida para levar ou cozinhar em um acampamento.

Como Vender no Pinterest sem Ter um Blog?

Quando você não esta seguindo uma estratégia de marketing de conteúdo,utilizando estrutura própria, você pode usar seus links de afiliado encurtados de preferencia nos pins do pinterest. A tela para criar um pin é essa:

marketing no pinterest

Como você pode ver existe uma espaço para você por o endereço do site para onde o pin vai levar que no caso seria a página de vendas do produtor.

Contudo é sempre melhor você montar sua própria estrutura de vendas se quiser viver de Marketing Digital a longo prazo.

Veja 3 dicas de Marketing no Pinterest que você afiliado pode seguir:

#1 Otimize suas Pastas para Mostrar Produtos

Antes de começar a adicionar pins com links afiliado, você precisa garantir que as pastas no seu perfil do Pinterest compartilhem uma aparência de marca que represente seu nicho de atuação .

Você precisa deixar claro sobre o que o seu perfil trata. Use uma descrição clara e objetiva e lembre-se de usar palavras-chave nos títulos e nas descrições para aparecer na pesquisa do Pinterest.

Em seguida preencha cada pasta com conteúdo que seu publico se interessa.

Essa abordagem ajudará você a criar um perfil do Pinterest pronto para exibir as melhores ideias e dicas para o seu público, tornando-o um recurso interessante.

#2 Adicione Pins com Links de Afiliado nas suas pastas

Primeiro, escolha o produto que você deseja compartilhar e decida em qual pasta você o colocará . Por exemplo, se você tem um link de afiliado para um curso de SEO, você pode fixá-lo em uma pasta cheia de conteúdo e dicas para SEO.

#3 Aumente a Exposição das suas Pastas

O Pinterest ads ainda não esta disponível no Brasil, então uma maneira de você aumentar a exposição dos seus pins é compartilha-lo em outras plataformas sociais. Uma forma de automatizar isso é usando o IFTTT ou Buffer.

Assim quando você postar algum conteúdo no Pinterest ele sera atualizado em todas as suas redes sociais.

Conclusão

Tenha em mente que é importante promover links de produtos afiliados com autenticidade . Evite ser mais um vendedor e lembre-se de que seu trabalho principal é ajudar os leitores ou clientes a encontrar produtos que sejam úteis, inspiradores e bonitos.

Concentre-se no compartilhamento de produtos que facilitam a vida de seus membros e aumentam naturalmente os cliques e as vendas.

fazendo o Marketing no Pinterest de forma correta, tenho certeza que terá muito trafego e vendas no futuro.

 

Mundo dos Afiliados
Me Chamo Luana , sou formada em Superior Tecnólogo, 31 anos, trabalhando full-time como afiliada desde 2016. Esse blog nasceu da vontade de ajudar os iniciantes do marketing de afiliados de forma completa e verdadeira, sem que precise investir em cursos caros o tempo inteiro. Tudo que um afiliado precisa saber sera encontrado aqui!
You may also like
O que é o Pixel do Facebook e Como Usa-lo
como otimizar o instagram
5 Passos Simples Para Criar uma Conta Poderosa e Otimizada no Instagram.

Leave Your Comment

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage