Técnicas de persuasão

5 Técnicas Para Persuadir a Pessoa a Comprar O que Você Vende

Por mais de 60 anos, os pesquisadores vêm estudando os fatores que influenciam nossa decisão de dizer “sim”. Não há dúvida de que existe uma ciência específica sobre como somos persuadidos a fazer qualquer coisa, e muito dessa ciência é surpreendente.

O poder da persuasão é geralmente a única coisa que separa os donos de empresas de sucesso de todos os outros

A arte da persuasão nada mais é do que ser capaz de combater o ceticismo natural que a maioria das pessoas tem, superar suas objeções e apresentar seu negócio como sendo melhor do que o próximo concorrente, enquanto gentilmente inspira os potenciais clientes a agir.

Simples certo? Quando você entende os principais princípios por trás da persuasão, conseguir clientes para comprar de você se torna um processo fácil.

A capacidade de persuadir clientes em potencial a comprar de você é uma das habilidades mais importantes que você pode ter como afiliado se quiser ser bem-sucedido em negócios online.


Quando se trata de persuadir os clientes a comprar seus produtos ou serviços com êxito, existem cinco técnicas poderosas que você pode usar baseadas nos princípios de persuasão de Robert Cialdini. Vejamos quais são:

Principio 1: Reciprocidade

Técnicas de persuasão

Na psicologia das vendas, a lei da reciprocidade significa que quando alguém nos dá algo, temos a forte compulsão de devolver algo em troca. Se você for convidado para um jantar por um amigo, você terá a obrigação de convidá-lo para jantar no futuro.
As pessoas são conectadas dessa maneira. A chave para utilizar com sucesso o princípio da reciprocidade é ser o primeiro a dar e garantir que o que você oferece é personalizado e inesperado.

Quando se trata de obter clientes potenciais para comprar seus produtos ou serviços, você pode fazer o princípio de reciprocidade funcionar para você, oferecendo aos clientes um brinde quando fizerem uma compra, ou antes de comprarem alguma coisa.

No marketing o produto depois da compra é chamado de Bônus e antes da compra de Isca. Antes da compra você pode encantar o cliente com tanto conteúdo de valor que o ajude constantemente que ele se sente compelido a comprar qualquer coisa de você. O Bônus faz com que eles voltem sempre e comprem mais e mais vezes.

Oferecer aos clientes, um e-book gratuito, seminários on-line e outras formas de conteúdo gratuito levará a sentimentos que resultam em reciprocidade.

Principio 2: Comprometimento e Consistência

As pessoas gostam de ser consistentes, não apenas em suas atividades diárias, mas nas coisas que eles já disseram e fizeram. No que se refere à venda, o princípio de compromisso e consistência diz que as pessoas irão a comprometer-se constantemente para parecer coerentes em suas ações e palavras, até mesmo ao ponto de participar de atividades que são irracionais.
É por isso que, quando você está tentando fazer uma mudança em sua vida, como perder peso, deve compartilhar sua meta com outras pessoas.

Uma vez que você tenha dado o passo para se comprometer com seu objetivo publicamente, você terá mais incentivo para acompanhar sua parte no trato.

Como um empreendedor, que esta entendendo a psicologia da compra você pode fazer com que seus clientes tenham um pequeno compromisso com sua empresa, como, por exemplo, se inscrever em seu conteúdo vip,assim eles estarão mais propensos a comprar de você no futuro.

Os profissionais do marketing aplicam esse princípio de compromisso e consistência à sua política de devolução. Se você fornecer uma política de devolução “sem perguntas”, de acordo com um estudo realizados, três quartos dos consumidores dizem que seriam mais propensos a comprar da empresa.
Isso ocorre porque há menos atrito para comprar, porque eles sabem que, se não gostarem, podem devolvê-lo rapidamente.

Principio 3: Escassez

Técnicas da persuasão

O terceiro princípio da persuasão, a escassez, joga com nosso desejo de querer mais das coisas que eles podem ter menos. Quando se trata de persuadir efetivamente as pessoas a usar o princípio da escassez, a ciência é clara.
Não basta apenas dizer às pessoas o que elas ganharão se comprarem seu produto ou serviço, você também precisa apontar porque é único e o que elas perderão se não escolherem comprar de você.

Anunciar a escassez só lhe dará metade do caminho, você também precisa ter certeza de dar ao seu público informações suficientes para poder agir sobre a oportunidade.

As empresas podem tirar proveito da ideia de que as pessoas são motivadas pelo pensamento de que podem perder de muitas maneiras. Quando seus produtos estiverem à venda, adicione uma contagem regressiva que mostre por quanto tempo o produto estará disponível ao preço de venda.

Isso só funciona se a escassez for real, ou seja, você vai retirar o produto assim que o tempo acabar e não sera mais possível obtê-lo.

Quando os clientes sabem que o fornecimento é limitado, isso os motiva e cria excitação em torno da exclusividade.

Principio 4: Autoridade

técnicas de persuasão

O princípio da autoridade é a ideia de que as pessoas seguirão o exemplo de especialistas credíveis e conhecedores. Antes de fazer sua influente tentativa de persuadir, é essencial que você sinalize aos outros, de alguma forma, o que faz de você uma autoridade confiável e bem informada.
Embora você não possa simplesmente falar com clientes em potencial sobre o seu conhecimento, é possível conseguir que outra pessoa faça isso.


Evocando algo familiar, como um especialista do setor, celebridade ou mesmo uma lembrança, as pessoas acreditarão que sua marca possui qualidades semelhantes àquela entidade familiar.

Principio 5: Empatia

O princípio da Empatia utiliza o fato de que estamos mais propensos a dizer sim a uma solicitação se sentirmos uma conexão com a pessoa que faz essa solicitação. Em outras palavras, as pessoas preferem dizer sim às pessoas de quem gostam.
A ciência por trás disso nos diz que há três fatores críticos que levam uma pessoa a gostar de outra.

  • Primeiro, tendemos a gostar daqueles que são semelhantes a nós.
  •  Em seguida, gostamos de pessoas que nos façam elogios.
  •  E, por último, gostamos daqueles que cooperam conosco para alcançar objetivos mútuos.

Esta é uma das principais razões pelas quais marcas contratam celebridades para endossar seus produtos. Eles esperam que você transfira seu amor pela personalidade para o produto que eles estão recomendando. Há muitas maneiras de fazer esse princípio funcionar para você e seu negócio.

Para começar, você precisa incluir sua história em seu site. Todos os elementos da sua história contribuem para a sua marca. Seu objetivo deve ser criar uma personalidade que seu cliente-alvo goste.

A Amazon pratica rotineiramente o princípio da empatia, exibindo os outros produtos que os clientes compram frequentemente em conjunto, além de compartilhar os outros produtos que os clientes pesquisaram durante o processo de compra.

Gatilhos Psicológicos: 2 Forças Que Obriga as Pessoas a Fazerem o Que Você Deseja

Conclusão

Esses cinco princípios de persuasão fornecem às empresas maneiras adicionais de impactar o risco percebido de um cliente. Para aproveitar ao máximo e obter sucesso no uso dessas técnicas, é essencial que elas sejam efetivamente usadas em toda a sua campanha de marketing digital.

Da página de destino do seu site à sua marca, à sua interação social, os princípios de persuasão podem ajudar você a conquistar mais clientes e persuadi-los a comprar.

Agora que você sabe como aplicar corretamente esses princípios de persuasão aos seus esforços de marketing, poderá gerar um aumento substancial em suas taxas de conversão e vender mais produtos 🙂

1 comentário em “5 Técnicas Para Persuadir a Pessoa a Comprar O que Você Vende”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima