Lições de Marketing

Esses 2 Fatores Fazem com Que as Pessoas Realizem as Ações que Você Deseja

gatilhos psicologicos
0

Existem 2 gatilhos psicológicos  que fazem com que as pessoas tomem ações extraordinárias.

  1.  Buscar o prazer
  2. Evitar a dor

Mesmo as ações mais fundamentais do ser humano são em torno dessas duas necessidades.

Pense bem

Comer: Só fazemos isso porque queremos experimentar os mais diversos sabores ( prazer) e para não morrer de fome ( dor)

Beber: Primeiramente não queremos ficar com sede, isso literalmente te impede de morrer ( dor) e outra por que gostamos do gosto da bebida ( prazer)

Dormir: Eu simplesmente amo ( prazer)  e outras pessoas o fazem porque é horrível se sentir exausto ( evitar isso é uma especie de dor)

Relacionamentos: Gostamos de manter bons relacionamentos por que isso nos deixa felizes ( prazer) e evita o stress, discussões e outras coisas negativas ( dor)

E o que isso tem a ver com marketing?

Simples, marketing é todo voltado sobre atrair a atenção das pessoas.

Fazer com que a sua audiência tome uma ação, leia seu conteúdo, entre na sua lista, clique no seu link e o melhor de tudo que compre seu produto.

Logo se você conseguir incluir a dor e o prazer no seu marketing, pode ajudar o seu potencial cliente a enxergar os benefícios que você esta oferecendo.

Sejamos honestos aqui, são pouquíssimas pessoas que estão realmente determinadas a fazer alguma mudança drástica na vida sem ser por um motivo ( dor ) muito grande ou tenha algum prazer envolvido.

Como você deve entender, mudanças levam tempo, são exaustivas e um tanto quanto assustadoras.

Existem literalmente centenas de coisas que você quer mudar na sua vida, como perder peso, parar de comer porcarias, beber menos, aprender mais, se desenvolver mais, e muitas outras coisas.

Não tomamos uma ação contra isso por que nada disso esta muito claro para você como uma dor ou prazer de fato.

Então para que as pessoas realizem a ação que você quer, você precisa mostrar as coisas de maneira muito clara..

  1. você precisa mostrar uma DOR ENORME em quem eles estão ( ou vão estar em breve) se eles não fizerem algo para mudar.
  2.  Você precisa mostrar um PRAZER ENORME que eles imediatamente vão ter ( ou te~só o mais breve possível) se tomarem a ação e fizerem algo a respeito.

Alguns exemplos

Exemplo 1: Nicho de Perda de Peso

Dor: Não perder peso significa arriscar a perda de saúde, se sentir mal consigo mesma e nada atraente

Prazer: Contudo ao tomar uma ação significa sentir-se saudável, recuperar sua autoconfiança e se sentir atraente novamente.

Exemplo 2 : Nicho de Ganhar Dinheiro

Dor: Não encontrar uma maneira de conseguir uma grana extra, o que significa viver sem dinheiro, sem pode sair com amigos, não poder comprar o que quer e sofrer para sustentar uma família para sempre.

Prazer: Tomar uma ação significa gerar uma renda, pagar as contas do cartão de crédito e conseguir cuidar da sua família novamente.

Com quem isso funciona e porque?

Isso funciona não importa o que você esteja vendendo, ou em que nicho de mercado você esta, por que é baseando em um fundamento do comportamento humano e da psicologia.

Mesmo que você venda produtos digitais ou físicos.

Mesmo que esteja em um nicho que apresenta só problemas ( dieta, ganhar dinheiro, relacionamentos etc) ou em um nicho que foca no prazer ( atividades, habilidades, Hobbies etc)

E seja lá quem for sua audiência.

e por que?

Como um ser humano normal, nem você e nem ninguém gosta de se sentir mal ou triste e  quer se sentir feliz e fazer algo que lhes de prazer.

Então sempre mostre a transformação de forma muito clara para a sua audiência, mostre o que eles vão sentir caso se livrem da dor e adquiram aquele produto.

O Que Eu Devo Fazer?

Comece criando uma lista de dores, desconforto, estresse que sua audiência possa ter e então inclua o prazer que seu produto oferece para que eles escapem disso.

Pinte esse cenário de forma muito clara e vívida no seu conteúdo.

Lembre-os quando e onde puder sobre a dor  de não fazer nada e o prazer a ser ganho ao agir e por que sua solução / produto /oferta é a melhor oportunidade para eles escaparem  da dor e obterem mais prazer na vida.

Isso pode parecer simples e até mesmo óbvio, mas basta olhar em volta e ver como poucos profissionais de marketing, criadores de produtos e empresas pintam vividamente a imagem de se afastar da dor em direção ao prazer para seu público.

É por isso que poucas pessoas compram o que eles estão oferecendo.

Se você pintar essa imagem vívida e mostrar aos membros da sua audiência porque essa é a realidade deles, você fara vendas.

Se você quiser aprender muito mais sobre esses gatilhos , recomendo esse livro que me ajudou demais no inicio.

Até o próximo post 🙂

 

 

Mundo dos Afiliados
Me Chamo Luana , sou formada em Superior Tecnólogo, 31 anos, trabalhando full-time como afiliada desde 2016. Esse blog nasceu da vontade de ajudar os iniciantes do marketing de afiliados de forma completa e verdadeira, sem que precise investir em cursos caros o tempo inteiro. Tudo que um afiliado precisa saber sera encontrado aqui!

Leave Your Comment

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage