pesquisa de audiência

6 Métodos Avançados Para Conhecer Melhor Sua Audiência e Aumentar Suas Vendas!

Já viu aquelas cenas  onde o arqueiro deve acertar uma flecha em uma maçã que esta em cima da cabeça de alguém?

Os caras são bons e fazem isso sem hesitar, mas demonstrariam a mesma segurança se fizessem isso dentro de um quarto escuro? Creio que não teríamos muitos voluntários para esse ato. 

É a mesma coisa quando você começa um site de nicho ou levanta uma campanha de anúncios sem realizar uma pesquisa de publico alvo. É como disparar flechas no escuro. Você não sabe onde ou em quem esta mirando o que torna o resto das suas habilidades um tanto quanto inúteis.

 Não importa quão bom você seja escrevendo ou com que facilidade consiga subir nos rankings de pesquisa . Se você não conhece seu público, NUNCA será capaz de entender os problemas deles e encontrar as soluções certas (e  portanto não ganhará dinheiro on-line) .

Por isso a maioria dos aspirantes e ate alguns profissionais falham. Eles não desenvolvem nenhuma compreensão real sob o nicho que estão trabalhando.

E caso você esteja se perguntando, saber a idade, o sexo ou o país do seu público-alvo se qualifica como “riscar a superfície” quando se trata de pesquisa de mercado.

É de conhecimento comum que todos os seus concorrentes já possuem essas informações. E quando você sabe tanto quanto seus concorrentes, você acha que pode superá-los? Bem difícil, na minha opinião

Você precisa mergulhar mais fundo não só para entender as reais necessidades do seu público, mas também para se apossar das emoções, dos medos, das dores e das experiências que moldam e impactam o processo decisório de seu cliente ideal.

Continue lendo e explicarei melhor…

Pesquisa de Publico-Alvo: Vá além da demografia

 Como eu disse, saber a idade ou a localização de seu publico-alvo é ótimo. Mas é a informação mais básica e que todos os seus concorrentes já possuem. Você precisa ir muito além disso.

Por exemplo, um comprador típico passa por vários estados psicológicos e enfrenta várias barreiras mentais antes de tomar uma decisão de compra.

Você está ciente das objeções ou dos preconceitos de um comprador médio em seu nicho?Sem uma pesquisa aprofundada, você não consegue descobrir o que os impede de comprar de você.

Você precisa pensar em todos os ângulos possíveis e fazer perguntas mais específicas sobre seu público.Entenda suas crenças, preconceitos, medos, dores, desejos, esperanças, aspirações e seus ideais na vida.

Eu tenho muitos métodos mais detalhados de pesquisa de mercado, audiência e de nicho, e vou deixar  um deles aqui. Quando quiser entender seu público procure fazer as seguintes perguntas seguindo os seguintes tópicos:

  • Emoções
  • Dores e Problemas
  • Aspiração de Status
  • Esperanças
  • Quer e deseja
  • Crenças

Quanto mais você souber sobre o seu público, mais eles irão confiar em você, porque eles sentirão que você genuinamente entende as necessidades deles e tem as soluções certas.

Você será capaz de moldar sua linguagem, seus ângulos de conteúdo e o tom de seus argumentos de vendas para atender às suas necessidades.

Então, como você encontra as respostas para as perguntas que listei acima (e muitas outras perguntas relevantes) que ajudarão você a entender as necessidades do seu público?

Hospedagem de Sites - HostMídia

# Defina o Problema

Todo negócio lucrativo é construído resolvendo um problema fundamental de um público-alvo bem definido.Quanto maior (e mais urgente) o problema, mais dinheiro você pode ganhar resolvendo-o. Mas a identificação do problema tem vários estágios.

No começo, você não tem todos os detalhes do problema. Mas você sabe que existe e tem uma vaga idéia de quem é seu público-alvo. É um ótimo ponto de partida para mais pesquisas, mas não é suficiente para construir uma estratégia por conta própria (iniciantes, tome nota, por favor).

Neste ponto, você precisa definir o problema como você o conhece. Declare sua compreensão atual do que é o problema, quem está afetando, onde está afetando e como está afetando-o.

Com essas informações limitadas, crie um perfil de amostra vagamente definido (persona do comprador) em que você possa se concentrar e começar a aprender mais. Se não sabe ainda o que é uma persona visite esse artigo.

Naturalmente, qualquer informação que você insira nesta fase será baseada em suas suposições e conhecimento existente do seu nicho.

Mas isso lhe dará um ponto de partida para uma pesquisa mais aprofundada e ajudá-lo a manter o foco. À medida que você começa a aprender mais sobre seu público, precisa continuar atualizando suas personas

No próximo ponto, mostrarei como levar seu processo de pesquisa a um nível completamente novo usando a análise de concorrentes.

Então continue lendo..

# Analise seus Concorrentes e Desempenho do Melhor Conteúdo

A análise de concorrentes é uma ótima maneira de aproveitar seus concorrentes para entender como seu público-alvo está respondendo a diferentes tipos de conteúdo e quais tópicos você deve segmentar primeiro.

Mas seus concorrentes não estão limitados aos blogs ou sites que estão promovendo os mesmos produtos ou segmentando os mesmos tópicos que você.

Todos os sites que estão alvejando os principais problemas e dores, além de qualquer um dos desejos do seu público, são seus concorrentes.

Um exemplo, vamos supor que sua persona possui uma dor que é perda de peso e um desejo de comprar roupas da moda. A maioria dos blogs que abordam perda de peso, não abordam nada sobre moda plus sise. Mas é um tópico que seu comprador em potencial quer ler.

Se você se concentrar apenas nos tópicos relacionados à alimentação saudável e às técnicas de exercícios, você não será capaz de abordar esse desejo específico.

Você precisa, de alguma forma, conectar seu tópico principal com os tópicos complementares nos quais seu público-alvo está interessado.

Então, o caminho certo para identificar seus concorrentes é direcionar os sites que estão escrevendo sobre qualquer um dos desejos ou problemas do seu público.

Se você não puder pensar imediatamente em nenhum concorrente, use o SEMRush para obter recomendações

Basta digitar o URL do seu site (ou qualquer outro site) e o SEMRush lhe dará 4-5 outros sites que têm públicos semelhantes.

pesquisa de publico alvo

Esses são os sites que estão classificando nos melhores resultados da Pesquisa do Google para palavras-chave relacionadas.

Você também pode simplesmente pesquisar no Google para encontrar os blogs concorrentes usando consultas de pesquisa como “Melhores blogs [Seu nicho] [Ano]”, “Melhores blogs [Seu nicho]”, “[Seu nicho] Blogs que você precisa seguir”, etc.

Depois de ter uma lista decente de potenciais concorrentes, comece a analisar o conteúdo e os comentários do leitor em cada artigo.

Entre o inútil “Ótimo Post!”, existem algumas verdadeiras jóias escondidas que podem dizer muito sobre o que seu público realmente quer saber.

Normalmente, as postagens mais populares de qualquer blog têm mais comentários.Portanto, faz sentido começar sua pesquisa a partir das melhores postagens de seus concorrentes.

Você pode procurar as postagens principais manualmente nas seções “Postagens mais populares” que a maioria dos blogs tem nos dias de hoje.Ou você pode usar o BuzzSumo, procurar por seu tópico e encontrar as postagens mais populares nele.

Por exemplo eu digitei como vender como afiliado e recebi o seguinte:

pesquisa de publico alvo

Na minha experiência pessoal, esta técnica única pode ajudá-lo a encontrar ideias surpreendentes em relação às necessidades e aos problemas do seu público.

Mas requer algum trabalho manual e pode levar muito tempo.

No próximo ponto, mostrarei como você pode usar as tendências e as palavras-chave de pesquisa para saber mais sobre seu público-alvo com muito mais rapidez.

#Estudo de Palavras Chave e Tendencias

Não importa se eles estão procurando um bom restaurante ou dicas sobre como ensinar os filhos a usar a privada, a maioria das pessoas simplesmente procura no Google.

Então, naturalmente, é o melhor lugar para aprender mais sobre seu público alvo e descobrir o que eles estão procurando.

Primeiramente, você pode simplesmente digitar sua principal palavra-chave de nicho na Pesquisa Google para receber sugestões de palavras-chave com base no que os outros usuários estão pesquisando.

Veja a pesquisa de como perder peso..

pesquisa de publico alvo

Interessante…

Você pode ver que as pessoas estão procurando dicas de perda de peso muito específicas, como perder peso rápido, na gravidez etc.

Dá uma ideia do que seu público quer.

Mas vamos dar mais um passo e procurar por uma dessas palavras-chave sugeridas, “como perder peso na gravidez”, e ver o que aparece na seção de pesquisas relacionadas na parte inferior da tela.

pesquisa de publico alvo

As pesquisas relacionadas informam um pouco mais sobre seu público.

  • Procuram saber se perder peso na gravidez é perigoso
  • Se existe chá para emagrecer na gravidez
  • Como emagrecer de forma saudável na gravidez
  • Exercícios para grávidas.

Mas vamos usar o Google Trends para ver se esse é um tópico que as pessoas estão realmente interessadas ou se é apenas uma tendência temporária.

Veja a tendência de pesquisa sobre “como perder gordura da face” nos últimos cinco anos, de acordo com o Google Trends

pesquisa de publico alvo

Como você pode ver, é uma tendência bastante estável e as pessoas têm procurado este tópico regularmente nos últimos 5 anos.

Se você percorrer essa página, encontrará as regiões e as cidades em que esse termo é mais pesquisado. Isso proporcionaria mais insights sobre seu público e onde eles estão localizados.

Vá um pouco mais abaixo e vera um caixa intitulada Tópicos Relacionados,essa é uma informação realmente importante, pois esses são os tópicos abrangentes em que o Google acredita que seu público-alvo está interessado.

pesquisa de publico alvo

Ao clicar em qualquer tópico dessa lista, você também poderá ver as tendências de pesquisa e os tópicos relacionados a ela.

Todos esses tópicos se conectam de alguma forma com a consulta de pesquisa “como perder peso na gravidez” (que, é claro, representa diretamente o seu nicho principal) Junto a esta secção, pode encontrar “Consultas relacionadas” que as pessoas pesquisam.

Você pode continuar explorando esses tópicos relacionados para encontrar MUITO sobre seu público e seus interesses.

O Google Trends é realmente uma ferramenta incrivelmente útil.

Mas você pode tornar todo esse processo ainda mais rápido usando o Ubersuggest , uma ótima ferramenta que oferece uma análise detalhada de todos os tópicos ou palavras-chave que você deseja.

Aqui está o que eu tenho de Ubersuggest quando eu procurei o termo “como perder peso na gravidez”

pesquisa de publico alvo

Como você pode ver, a ferramenta não apenas mostra o volume de pesquisas mensais e as tendências de uma palavra-chave, mas também mostra como é fácil ou difícil de classificar. Se você rolar para baixo, poderá ver uma lista de palavras-chave sugeridas e tópicos relacionados (assim como o Google Trends)

Todos esses dados, é claro, são obtidos do Google, mas são apresentados de uma forma muito mais amigável ao usuário, especificamente para os profissionais de marketing da Internet.

Lembre-se, nosso objetivo com este exercício não é encontrar palavras-chave para classificar.

Estamos tentando encontrar os tópicos abrangentes nos quais o público está interessado e as perguntas que estão fazendo.

É por isso que não vamos parar por aqui. YouTube, Instagram, Pinterest etc. são ótimos lugares para aprender sobre seu público.

O YouTube, em particular, é uma mina de ouro para os profissionais de marketing, devido ao grande volume de conteúdo enviado para ele todos os dias.

Veja se algum de seus concorrentes tem perfis do YouTube ou do Instagram. Se não o fizerem, pesquise os principais tópicos de nicho para ver qual conteúdo está apresentando o melhor desempenho.

Assista a alguns dos melhores vídeos sobre o tema para entender por que eles são tão populares.Além disso, fique de olho nos comentários para ver as perguntas que as pessoas estão fazendo.

O objetivo de todas essas atividades é economizar tempo e aprender com os erros de seus concorrentes para que você possa criar conteúdo ainda melhor e mais útil , especificamente voltado para as necessidades de seu público.

No próximo ponto, mostrarei como aprender sobre seu público-alvo usando o Facebook (porque, literalmente, TODOS o usam)

# Facebook Audience Insigths Para Entender as Preferencias do Seu Público.

O Facebook é a plataforma dos sonhos de qualquer profissional de marketing (sei que digo muito isso, mas é a verdade!) Então, basicamente, a maioria (se não todos) dos seus clientes em potencial usam o Facebook também.

E você sabe porque isso é ótimo para você? Porque os estudos mostram que as pessoas gostam de compartilhar seus gostos / desgostos, preferências e opiniões no Facebook. Quanto mais eles compartilham, mais você pode aprender sobre eles.

O Facebook te oferece ferramentas para descobrir isso, chamado Facebook Audience Insigths.

Uma vez dentro, pesquise sua principal palavra-chave de nicho na seção Interesses. Apliquei os filtros dicas para emagrecer e emagrecer certo no painel de interesses e veja o que ele retornou.

pesquisa de público alvo

cerca de 200 a 300 mil pessoas estão ativas mensalmente no Facebook procurando por esses tópicos e 93% desse público é composto por mulheres. 39% na faixa de 25 a 34 anos.

Após isso você encontra as principais páginas curtidas por essas mulheres

pesquisa de publico alvo

pesquisa de publico alvo

Preste especial atenção às pontuações de relevância e afinidade na captura de tela acima.

As páginas com uma pontuação de relevância alta estão mais próximas dos interesses do seu público. A pontuação de Afinidade indica a probabilidade de seu público seguir uma página.

Ambas as pontuações ajudarão você a listar as marcas ou páginas mais relevantes que o seu público-alvo segue no Facebook.

Mas não pare por aqui.

Lembre-se dos concorrentes que você identificou no último ponto?Vá para suas páginas do Facebook, analise o conteúdo que eles estão compartilhando e veja o nível de engajamento de suas postagens.

Você vê alguma tendência? Você pode aprender alguma coisa com os comentários das postagens?

O nível de engajamento na maioria das páginas do Facebook diminuiu nos últimos anos. Mas analisar as páginas de seus concorrentes ainda pode lhe dar muitas dicas sobre seu público e suas preferências.

Há um lugar no Facebook, no entanto, onde o envolvimento do público está no auge. Grupos do Facebook (você adivinhou certo!)

# Use Grupos do Facebook Para se Relacionar com Seu Público

Não é segredo que o nível de engajamento na maioria das páginas do Facebook está em queda nos últimos anos.

Mas isso não significa que as pessoas pararam de usar o Facebook.A perda para as Páginas resultou em um enorme ganho para os Grupos do Facebook.

Milhões de pessoas estão participando de diferentes discussões em grupos fechados do Facebook. É por isso que sua pesquisa de público-alvo não pode ser completa sem ter uma boa visão dos grupos mais populares do Facebook em seu nicho.

A maneira mais rápida de procurar grupos do Facebook de alta qualidade, na minha opinião, é pesquisá-los no Google. Você encontrará listas de posts em todos os nichos sobre os melhores grupos do Facebook em termos de engajamento e qualidade de discussão. Se ele for público vai aparecer no Google, senão você pode utilizar a barra de pesquisa do Facebook.

Limite sua pesquisa a grupos fechados apenas porque a maioria dos grupos públicos é bombardeada com postagens de spam.

Uma vez dentro de um grupo, comece a analisar as postagens e discussões mais populares e veja se você pode encontrar tendências específicas na forma como as pessoas fazem perguntas.

  • Você vê alguma pergunta sendo repetida várias vezes?
  • As pessoas estão fazendo a mesma pergunta de diferentes ângulos?
  • Você consegue encontrar as 5 principais perguntas que estão sendo repetidas o tempo todo?

A melhor coisa sobre os Grupos do Facebook é que as pessoas acham que podem se expressar mais abertamente porque suas atividades não são visíveis para pessoas de fora do grupo.

Isso geralmente resulta em discussões casuais e detalhadas nas quais as pessoas compartilham algumas de suas preocupações mais profundas em tópicos diferentes e são muito mais expressivas do que outras plataformas públicas.

# Aprenda com as Avaliações Negativas dos Concorrentes

Profissionais de marketing inteligentes aprendem com os erros de seus concorrentes.Isso não só ajuda a evitar esses erros, mas também lhe dá a oportunidade de aprender o que o cliente quer.Mas há mais uma razão pela qual as críticas negativas são importantes.

De acordo com pesquisas, os clientes insatisfeitos são muito mais falantes sobre sua insatisfação e contam cerca de 26% (em média) sobre suas experiências negativas.

Claramente, você não quer críticas negativas quando você lança um produto, não é? Portanto, preste muita atenção ao que seu público-alvo está dizendo sobre os produtos existentes no mercado.

O melhor lugar para começar sua pesquisa é a Amazon e Reclame Aqui.

Basta procurar por seus produtos do seu nicho e classificar os resultados por Média de Comentários dos clientes.

Ainda sobre perda de peso eu pesquisei por Livros de Receita na Amazon e achei um livro sobre Low Carb e abaixo o tipo de comentário que você deve estar atento.

pesquisa de publico alvo

Ela não esta fazendo uma critica dura, mas apresentou um ponto que do ponto de vista dela como cliente é uma falha do produto. Um erro do seu concorrente que você pode melhorar no seu conteúdo pago.pesquisa de publico alvo

Transforme tudo isso em conteúdo. Se criar um e book por exemplo, sem as falhas apresentadas acima sua chance de vendas e reviews positivas aumentam consideravelmente.

Hora de Transformar sua Pesquisa em Ação!

Ai está.

Se você seguir os métodos de pesquisa de publico alvo e as etapas que compartilhei neste post, você certamente conhecerá seu público-alvo muito melhor do que a maioria de seus concorrentes. Confie em mim, poucos novatos dedicam tempo para pesquisar seu publico-alvo e  nicho nessa profundidade.

Mas todo esse conhecimento é inútil se você não se aproveitar disso e agir.

Então, vá em frente, aprenda mais sobre seu público e coloque esse aprendizado em ação e veja suas vendas explodirem.

Sério, a falta de compreensão sobre o público-alvo, seus medos, emoções, problemas, esperanças e sonhos é a razão pela qual os profissionais de marketing iniciantes lutam para vender um único item e ganhar dinheiro online.

No entanto, se você realizar esse processo de pesquisa e usar seus medos, emoções, esperanças e sonhos em seu conteúdo e marketing, você explodirá suas vendas e conquistara  fortunas.

Algo a acrescentar? Deixe nos comentários 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima