5 passos para os iniciantes em marketing digital

Se você começou a se interessar pelo mundo no do Marketing Digital e não sabe nada sobre o assunto, este artigo é ideal para você.

Além de explicar de uma forma que seja extremamente fácil o que é Marketing Digital, trará os cinco passos importantes, baseados nos fundamentos do marketing “tradicional”, para você que é um iniciante no assunto.

O Marketing pode ser definido como o estudo do mercado, além de ser aquele que move o mercado.

Ele visa satisfazer as necessidades de uma pessoa ou empresa e, para isso precisa traçar objetivos.

Existem quatro pilares essenciais no Marketing, conhecidos também como “Os 4 P’s do Marketing”, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

resultado em marketing

Os 4 P’s do Marketing

Produto:

É aquilo que você precisa vender, colocando de forma bem simples.

Existe uma relação bastante simples entre uma empresa ou pessoa com seu cliente ou público alvo: uma certa empresa ou pessoa possui um produto e este possui um preço de mercado, agora cabe ao cliente decidir quanto está interessado a pagar pelo produto em questão.

Agora o que falta nessa equação é, saber quanto o cliente está disposto a pagar por esse produto

Preço:

É quanto seu produto vale.

Colocando desse jeito parece fácil, você possui um produto, sabe o que foi gasto na produção dele e quanto você deveria ganhar por este produto, somando todos esses fatores chegamos ao valor dele, mas não é apenas isso.

Você precisa levar em consideração quanto seu público alvo pode pagar pelo seu produto, até porque, você pode fabricar o produto mais indispensável para a vida humana, mas se ele não for acessível, ninguém será capaz de comprá-lo e você não obtém lucro.

Praça:

Não estamos falando da praça perto da sua casa ou da praça de alimentação do shopping, mas do lugar onde o seu produto está exposto.

Vamos supor que você produz sorvete caseiro e pretende vende-lo, você tem duas opções de lugares para colocar sua barraquinha de sorvete:

  1. Tem um parque perto da sua casa e lá vende de tudo. Tem algodão doce, pipoca, milho na espiga e no pratinho e ate amendoim, mas ninguém vende sorvete.
  2. Na esquina de um presídio na sua cidade, um lugar afastado de toda cidade e que recebe poucos visitantes durante o mês.

Colocando dessa forma a escolha parece óbvia, mas nem sempre é.

As vezes não encontramos um lugar que possa ser nosso ponto de venda pois ali existe aquilo que faz o sistema capitalista crescer, concorrência, e como se destacar?

Aqui entra o último P, a promoção.

Promoção:

Existem várias coisas que chamam a atenção das pessoas, mas uma placa bem grande e em vermelho dizendo “PROMOÇÃO DE 50% EM TODO O ESTOQUE”.

Isso mexe com qualquer pessoa.

Mesmo que você não precise daquele produto, você pensa “quando que eu vou ter a mesma oportunidade de comprar isso por esse preço?”, então você naquela loja que esta posiciona no lugar certo pra ela, vê o produto por um preço acessível por causa da promoção e leva pra casa.

Percebeu que os 4 P’s do Marketing estão todos juntos trabalhando de forma harmônica para que o objetivo seja alcançado: vender

Agora que você já sabe pelo menos o básico do Marketing e como ele esta presente em quase todas as partes da nossa vida, vamos para os cinco principais passos:

planejamento de marketing

  1. Público alvo:

Imagine e mentalize como a empresa ou pessoa que você quer trabalhar precisa ser e o que ela quer.

Você precisa saber que tipo de cliente/ público alvo você precisa, desse jeito você não perde tempo indo atrás daqueles que não são o que sua empresa precisa, assim você tem mais tempo de manter o relacionamento com seu cliente ideal e saber o que precisa fazer ou deixar de fazer para manter uma parceria duradoura.

  1. Objetivos:

Você precisa traçar objetivos e precisa de um jeito para alcançá-los. Não existe uma receita pronta para alcançar esses objetivos.

Não é como uma receita de bolo que você sabe exatamente o que tem que fazer e em que ordem fazer. É preciso ser criativo.

Cada empresa é e funciona de um jeito, o que dá certo em uma empresa não precisa necessariamente funcionar na sua.

Você precisa ser realista com a situação da sua empresa está e onde quer que ela chegue.

Além disso, você precisa continuar com seus objetivos.

Assim que um for concluído, de continuidade para que eles continuam sendo alcançados, e é bom lembrar que tudo isso não vai acontecer de um dia para o outro, é preciso ter paciência para alcançar o sucesso.

  1. Investimento:

Quando você cria uma página no nas redes sociais para vender seu produto, logo de imediato, eles oferecem a você várias opções de como investir no seu negócio.

Pode ser aumentando o número de visualizações de suas publicações, público que será atingido entre outros, a questão é, você precisa investir de algum jeito no seu negócio para que ele possa crescer.

O investir em questão envolve a produção de conteúdo, na própria empresa, no produto e no público alvo.  

Em um mundo em que coisas novas surgem a cada segundo, você precisa saber onde investir e quando.

  1. Onde vender:

Assim como foi dito na explicação dos 4 P’s do Marketing, você precisa escolher o lugar certo para vender seu produto.

Mesmo que o foco seja no digital, cada plataforma funciona e dá um resultado diferente.

O Facebook não vende do mesmo jeito que o Twitter ou o Instagram vende, e isso deve ser levado em consideração.

Sua empresa e você devem pensar nisso.

Existem lugares certos para cada produto e cada público alvo, se você não souber definir qual lugar é esse, as pessoas que se interessam pelo seu produto encontraram grandes dificuldades em encontrar o que procurar e acabaram optando pelo produto da concorrência.

No final você não vende e se você não vende, não obtém lucro.

  1. Comunicação:

Se sua empresa não mantém uma boa comunicação com seus clientes e com aqueles que podem vir a se tornar futuros clientes, como você saberá o que é que você está fazendo que está melhorando a satisfação do cliente e o que não esta?

E em relação aos possíveis clientes, se não existe certa frequência na comunicação entre vocês, como este vai achar que ela estará presente quando se tornar um cliente.

A comunicação é essencial em qualquer relação humana, e não deve ser deixada de lado pelas empresas.

“Um dos clichês mais populares em marketing, hoje, é dizer que uma empresa vitoriosa é aquela que está sempre superando a expectativa dos clientes. Atender às expectativas do cliente irá apenas satisfazer os clientes; excedê-las irá encantá-los.” – Philip Kotler

Por Maria Eduarda Cubas Gervásio, 30 de julho de 2019

Sobre o Autor

Mundo dos Afiliados
Mundo dos Afiliados

O Site Mundo dos Afiliados tem como missão compartilhar informações relacionadas a como ter sucesso com programas de afiliados usando as mais diversas ferramentas de marketing online.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *