Como gerar leads

5 Maneiras Rápidas de Gerar Leads Através do Marketing de Conteúdo

Saber como gerar leads é um aspecto importante do marketing de conteúdo. Sem a geração de leads, você basicamente está publicando e promovendo conteúdo, esperando que as pessoas comprem ou se inscrevam para receber suas atualizações!

Embora isso às vezes possa acontecer, algumas pessoas compram coisas  durante a primeira visita, mas a verdade é que a maioria não vai vai fazer isso.

Você precisa ter um sistema de captura de leads, para que possa continuar lembrando seu público-alvo de que sua marca existe. Você pode entrar em contato com eles mais tarde para compartilhar suas notícias e atualizações e persuadi-los a comprar algum produto dentro do seu funil.

O Funil do Marketing de Conteúdo

Antes de discutir os 5 Métodos mais rápidos de como gerar leads, deixe-me compartilhar com você primeiro o que é um funil de marketing de conteúdo e porque isso  é tão importante no esquema geral de sua estratégia de marketing.

  • Estágio de consciência – isto é, quando o seu público-alvo toma conhecimento de sua marca. Eles se ligam a você.
  • Fase de avaliação – este é o lugar onde o seu publico avalia se o seu produto ou serviço é bom para eles ou não. Neste ponto, é tudo sobre perspectiva.
  • Estágio de compra – isto é, quando o seu público decide comprar o seu serviço ou produto. Ele, finalmente, torna-se um cliente.

Quando você planeja sua estratégia de marketing de conteúdo, seu objetivo final é, basicamente, colocar sua marca na frente de pessoas que não tem nenhuma idéia de quem você é e transformá-los em clientes. Parece uma tarefa bem difícil, certo? Isso é porque ela realmente é, mas é muito factível.

Marketing de conteúdo é basicamente um jogo de números. Você deseja que a sua marca esteja na frente de tantas pessoas quanto possível (pertencentes ao seu público-alvo, é claro). Isso ocorre porque somente uma pequena porcentagem de seu publico em potencial vai se transformar em clientes de fato, e um número ainda menor de vai se transformar em clientes recorrentes.

Como Gerar Leads de Maneira Rápida

Então, aqui estão as principais técnicas que você pode aplicar para ajudar a gerar leads rapidamente.

Isca Digital

Como gerar leads

Iscas Digitais são uma das melhores maneiras de se levar as pessoas a se inscreverem na sua lista de e-mail. Você já ouviu ou vai ouvir essa frase muitas vezes dentro do Marketing Digital, “O dinheiro está na lista”. Então, se você quer que as pessoas se inscrevam na sua lista, você precisa aprender a criar uma boa isca.

Agora, Iscas tecnicamente são ‘subornos’. Isso é porque você está basicamente subornando as pessoas a entregar  seus detalhes de contato, como seus endereços de e-mail ou números de telefone, em troca da sua isca.

Basta colocar um formulário em seu site pedindo às pessoas para digitarem o seu nome e endereço de e-mail ou qualquer outra informação que você queira. No entanto, as pessoas vão perguntar: “Por que eu deveria dar os meus dados?” Ou “o que ele tem para mim?”

E é aí que a magia entra. Quando você oferecer às pessoas esse tipo de ‘suborno’ eles não podem resistir  a algo tão precioso e tão útil, elas estarão muito mais dispostas a entregar suas informações se a isca SOLUCIONAR UM PROBLEMA REAL E IMEDIATO.

Se você é afiliado e o produtor já possui uma isca use-a. Dependendo do nicho ou produto isso pode não funcionar porque não é novo. A pessoa já viu essa mesma isca em centenas de outros sites então, pode não ser muito efetivo.

Mas se você criar algo seu, único, que só estará disponível nas suas mãos, aí a coisa muda de figura. Um exemplo, no nicho de emagrecimento supondo que você vai promover um programa de treinamento completo de exercícios e quer atrair pessoas que querem reduzir a ingestão de carboidrato. ( Esse é um nível de detalhe que você precisa aprender a criar e detalhamos tudo nesse E-book aqui) O que você faz para atrair essas pessoas? Cria uma isca genérica como 5 exercícios para perder peso ou algo mais especifico como ” Low Carb Sem Segredos?”

Existem muitos tipos de iscas que você pode usar. Os mais comuns que você vê na Internet são ebooks para download em PDF, relatórios, Checklist, etc. Você também vai ver que algumas pessoas oferecem cursos por  e-mail ou cursos em vídeo em troca de endereços de e-mail!

Para descobrir qual é a melhor isca pra sua marca, você pode precisar fazer alguns testes antes. O importante é que como disse anteriormente ,as melhores iscas vão responder pontos de dor das pessoas. Preferencialmente, não deve ser algo que eles podem facilmente encontrar no Google.

Guest Blogger

Guest Blogger é um convidado a escrever um post ou artigo no blog de outra pessoa. Você começa  com uma exposição imediata com tráfego altamente segmentado, e é capaz de expandir quase que instantaneamente a sua rede.

Agora, Guest Blogger pode parecer fácil. Mas há muito trabalho acontecendo nos bastidores. Por exemplo, nem todos os seus sites onde você ira escrever vão aceitar essa coleta. Você precisa de sites que são altamente relevantes para sua própria indústria de mercado.

Segmentar palavras-chave de cauda longa

Uma das bases de uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedido é blogar. E quando se trata de blogs, o mais longo e mais valioso o conteúdo é o que manda pro Google. Quando seu conteúdo e  SEO esta otimizado,você tem mais chances de classificar no alto dos motores de busca.

É importante mencionar que palavras-chave não são  iguais. Existem palavras-chave curtas e longas. Palavras-chave curtas são 1-2 palavras de comprimento, enquanto as longas  têm 3 ou mais palavras.

Como você pode imaginar existe muita competição para palavras-chave de cauda curta. Normalmente os sites ja estabelecidos e de autoridade no mercado, dominam essas palavras chave e possuem milhares e milhares de backlinks e menções.

Como você pensa em derrotar esses caras quando você esta nesse jogo a apenas alguns meses e possui poucos backlinks?

É aí que palavras-chave de cauda longa entram. Elas possuem baixo volume de pesquisa portanto são menos competitivas. Ou seja você tem mais chances de ranquear para a primeira página e encontrar um público mais qualificado.

Para isso também é necessário que você entenda a intenção de busca do usuário, nesse artigo expliquei isso em mais detalhes.

Com a junção desses tipos de intenção você pode se utilizar do trafego orgânico que conseguir ou anunciar no google ads e conseguir seus leads!

Landing Pages – Páginas de Captura

Uma das melhores ferramentas para gerar leads é através de páginas de captura. É uma página desenhada unicamente para capturar o endereço de e-mail do usuário. Iscas Digitais e Páginas de captura funcionam muito bem juntas.

Sua landing page precisa de um formulário  onde as pessoas podem inserir seu nome, endereço de e-mail, etc. Uma vez que eles digam seus detalhes, eles terão acesso ao que você prometeu.

É tudo muito simples e direto por natureza. Mas se você quiser que sua página de destino tenha boas taxas de conversão, é necessário seguir as dicas abaixo:

  • Deve ter um Call to Action (CTA). Não use apenas um botão de CTA genérico como “enviar” ou “inscrever-se”. Não estamos  mais em 2012! Se você quer convencer as pessoas a se inscreverem na sua lista, então você precisa torná-la altamente persuasiva. Você pode até usar o principal benefício da sua isca como CTA da sua página de destino. Não tenha medo de experimentar. Veja o que funciona melhor para o seu público.
  • Diga aos seus leads exatamente o que eles vão ter. Não mastigue as palavras e jogue aqui. Sua landing page é o seu momento “this is it”. Anote os motivos pelos quais eles não podem  ignorar sus isca. Diga-lhes como isso irá beneficiá-los e como isso pode mudar suas vidas ou melhorar seus negócios! Use palavras poderosas e persuasivas para convencer as pessoas a seguirem seu CTA
  • Use mais do que apenas texto na sua página de captura. O texto é poderoso, mas às vezes você precisa de um meio visual para ajudar a levar as pessoas para o seu lado. Se você puder adicionar um vídeo pessoal curto à sua página de destino, faça isso. Isso tornará mais fácil para as pessoas se relacionarem com você e você parecerá muito mais humano.

O Poder do Vídeo

Há uma razão pela qual o YouTube é o segundo maior site do mundo. É porque o vídeo é muito mais fácil de consumir do que o texto! E você nem precisa investir milhares de dólares em equipamentos de vídeo de nível profissional. Com apenas a câmera do seu smartphone, você pode começar a se filmar e tornar sua marca conhecida no mundo todo.

Há tantos lugares que você pode aproveitar o poder do vídeo. Para começar, envie seus vídeos para o YouTube. Em seguida, você pode inserir seu link de vídeo em suas postagens ou em suas páginas de captura. Você também pode vinculá-lo a suas mídias sociais.

Ao fazer o upload para o YouTube, basta adicionar links ao seu website ou às suas páginas de captura na descrição do vídeo. Você também pode adicionar anotações ao próprio vídeo para incentivar as pessoas a visitarem seu site.

Conclusão

Saber como gerar leads deve estar no topo  de seus objetivos de marketing de conteúdo. Se você não tem um sistema no lugar para capturar e-mails, você pode estar só perdendo seu tempo.

Com as 5 técnicas que já descritas aqui, você estará muito mais perto de alcançar o sucesso que você sempre sonhou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima