Como criar um canal no YouTube passo a passo em 2020

Como muita gente já sabe, o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo, o segundo maior buscador da internet, atrás somente do próprio Google e registra uma quantidade enorme de usuários, que geram milhares de visualizações todos os dias.

Então com o acesso grande e crescente sobre os conteúdos produzidos no YouTube, muitas empresas estão buscando entender melhor o funcionamento desta plataforma para poder investir no seu marketing digital.

Pensando nisso, o Mundo dos Afiliados traz um artigo de como criar um canal no YouTube, passo a passo em 2020.

4 passos para criar o seu canal no YouTube

Siga os passos abaixo:

  1. Criar uma conta no Gmail
  2. Acesse a página inicial do YouTube
  3. Atribuindo um visual ao seu canal
  4. Divulgação do canal

Veja abaixo em detalhes:

Criar uma conta no Gmail

Antes de qualquer coisa, para criar um canal no YouTube é necessário ter uma conta no Gmail, então caso você não tenha será necessário criar uma.

Criar conta no gmail

  • Acesse a página inicial do Google e clique em “Gmail” no canto superior direito da sua tela.
  • Clique em “Crie uma conta”.
  • Preencha os campos citados na tela com dados reais.
  • Leia os termos e caso concorde com eles clique em “Aceito”.

Pronto! Agora você já tem uma conta no Gmail.

Esta conta será associada a todos os produtos e serviços do Google, entre eles está o YouTube.

Acesse a página inicial do Youtube

Com a conta do Gmail criada está na hora de criar o canal no YouTube.

  • Acesse a página inicial do YouTube e clique em “Fazer Login” no canto superior direito da sua tela
  • Após realizar o login clique no seu avatar(foto) no canto superior direito da tela e depois clique em “O seu canal”
  • Escolha o nome do seu canal no Youtube e clique em “Crie um canal”.

criar canal do youtube

Pronto! o seu canal no Youtube já está criado, porém vale ressaltar a importância do nome a ser escolhido para esse canal.

Caso você ou sua marca já tenha um nome conhecido no mercado basta utilizar esse nome sem nenhum problema, mas se esse não for o caso você terá que analisar alguns aspectos antes de escolher um nome para o seu canal no YouTube.

Se a intenção de abrir um canal no YouTube é para fazer uso pessoal você pode usar seu nome e sobrenome sem nenhum problema.

Se a intenção for usar o canal para divulgar seu negócio, o nome precisa ter um impacto ao chegar no público-alvo, além de ser um nome que transmita o seu objetivo e que o público consiga memorizar facilmente.

Por exemplo se o seu canal for falar sobre culinária, o nome “Mestre da Cozinha” deixa bem claro qual é o objetivo do canal, além de ser fácil para o público memorizar e pesquisar o seu canal na internet.

É recomendado que você faça uma lista com alguns nomes do seu interesse e depois teste a disponibilidade dos nomes que mais te agradar no YouTube e em outras redes sociais.

Para conseguir criar um bom nome é necessário que você foque no público-alvo, pense no que você quer transmitir para o seu público, o que esse público recebe com bons olhos, de que esse público está carente que você pode implementar no seu negócio para chamar mais a atenção deles.

Fazendo a conexão entre seu público-alvo e o que você tem a oferecer, com certeza você pensará em um grande nome para o seu canal no Youtube.

Caso você crie um nome, porém mais pra frente decida trocar, você consegue fazer isso de forma simples através da configuração da sua conta. 

Nesse caso é recomendado que pense bem se vale a pena trocar o nome, sobretudo se o seu canal estiver sendo usado a bastante tempo.

Essa mudança pode confundir o seu público e trazer consequências negativas, então coloque em pauta o que terá de benefício com a mudança de nome e o que terá de prejuízo, analise os dados e veja se realmente vale a pena mudar o nome do seu canal.

Atribuindo um visual ao seu canal

Com o seu canal no YouTube criado e o nome escolhido, você precisa investir agora no visual do seu canal.

O YouTube permite que você realize alterações no seu avatar e na capa do seu canal por exemplo, as imagens escolhidas precisam ter boa resolução e dimensões específicas, você pode inclusive utilizar bancos de imagens gratuitos.

Se você quer que sua marca seja conhecida por exemplo, é necessário que essa marca tenha uma identidade visual, algo que o público reconheça só de olhar rapidamente.

Caso você não tenha muito conhecimento nessa área mas queira um trabalho mais adequado para sua marca, procure por profissionais de marketing para que façam esse trabalho para você.

Para tornar sua marca conhecida é muito importante investir nessa identidade visual, um profissional irá elaborar uma logo e trabalhará com imagens reservadas ao seu canal, deixando ele com um visual único e exclusivo.

Divulgação do canal

Com o seu canal no YouTube criado e personalizado de acordo com sua marca, está na hora de divulgar todo esse trabalho para o público.

Use outras redes sociais para divulgar o seu canal do YouTube, sempre inovando na forma de apresentar seu trabalho para que as pessoas se mantenham interessadas.

Mostre ao público coisas interessantes como o making off da criação de seus vídeos, recorte partes chamativas dos vídeos e publique em outras redes sociais estimulando a curiosidade do público e chamando as pessoas para visitarem seu canal no Youtube.

Se você é um bom profissional e sua marca oferece um ótimo serviço, basta você estudar o seu público-alvo e usar a criatividade para conseguir chamar a atenção deles para sua marca.

Conclusão

Além de você ter aprendido como criar um canal no YouTube passo a passo em 2019, você também recebeu ótimas dicas de como utilizar o seu canal de uma forma que agrade seu público-alvo e atraia mais inscritos.

O segredo do sucesso está nisso, você se organizar e fazer todo o planejamento sempre com o seu público em mente, pensando sobre como eles são e o que pode ser feito para ajudá-los cada vez mais.

Desse jeito sua marca ficará conhecida e respeitada rapidamente e o seu canal no YouTube irá bombar.


Alex VargasEste post é uma contribuição de Alex Vargas, responsável pelo site Nucleo Expert. Ganhador do prêmio de melhor profissional de SEO de 2019 pelo Afiliados Brasil, Alex Vargas é reconhecidamente um dos maiores nomes do Marketing Digital no cenário nacional.

Sobre o Autor

Mundo dos Afiliados
Mundo dos Afiliados

O Site Mundo dos Afiliados tem como missão compartilhar informações relacionadas a como ter sucesso com programas de afiliados usando as mais diversas ferramentas de marketing online.

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *