SEO

Como o Google Funciona : Guia de SEO Para Afiliados Iniciantes

0

Nesse segundo post do guia SEO para iniciantes, você aprenderá como o Google funciona, como as pessoas utilizam o Google  e quais tipos de pesquisa elas fazem. A partir do momento que você entender como isso funciona, vai entender como deve estruturar seu blog, escolher corretamente suas palavras-chave para posicionar na primeira página.

Se você ainda não sabe o que é Seo, sugiro visitar esse post, onde fiz uma introdução sobre o assunto.

Como o Google Funciona

Os motores de busca do Google, possuem 3 elementos principais em sua composição.

  • Rastreamento
  • Indexação
  • Escolha de Resultados

Rastreamento

Quando se fala em rastrear, significa que o Google esta analisando seu site, seu conteúdo, entendendo sua estrutura e sobre o que seu blog se trata. São pequenos bots que rastreiam seus links, imagens, cabeçalho, palavras-chave, enfim, Tudo.

Os rastreadores são capazes de detectar qualquer link presente em um texto que leve para outro site e após isso eles analisam essa página atrás de outros links diversas e diversas vezes. Isso é feito regularmente.

Indexação

Depois que seu site é rastreado, ele é indexado. É como um arquivo gigantesco onde milhares e milhares de sites estão catalogados. O tempo de indexação varia muito. Você é capaz de forçar essa indexação através do Search Console se não quiser esperar ocorrer naturalmente.

Para checar se seu site foi indexado basta digitar o seguinte no Google: Site:seudominio.com

Em tempo, vale lembrar que toda vez que você atualiza um conteúdo seu site é rastreado novamente. Ate que sua atualização seja indexada ela não estará visível nos resultados de pesquisa.

Resultados de Busca

Estar nos resultados de busca é o que todos nós queremos. Após digitar uma pergunta ou informação o Google acessa o índice e extrai a informação que o usuário busca e mostra nos resultados. 

Algumas empresas além do Google também possuem mecanismos de busca como bing e Yahoo!

Esses mecanismos funcionam com algoritmos ultra complexos que determinam o fator para ranquear determinado site ao invés de outros. Só o Google considera mais de 200 fatores para ranquear um site.

Fatores de Ranqueamento

A maioria desses fatores é comprovada, mas alguns são apenas especulações ou até mesmo mitos. Além disso, alguns são mais importantes que outros. O Marketing de Conteúdo fez uma lista completa sobre esses fatores de classificação nas pesquisas.

Você não precisa saber todos de cor para aprender SEO, mas é bom ter pelo menos uma visão geral básica.

Um dos fatores mais importantes, o perfil de backlink é baseado no número e na qualidade dos backlinks que levam a um blog ou site.

Em uma comparação básica, podemos dizer que o backlink corresponde a uma citação ao conteúdo de outro autor no seu trabalho ou tese.

É uma visão muito simplificada da aproximação do Google sobre a autoridade do site. 

Os principais fatores são:

  • Força e relevância dos Backlinks
  • Relevância e Qualidade do conteúdo
  • Métricas como CTR
  • Tamanho do site 
  • Velocidade de Carregamento
  • Estrutura do site
  • Otimização para mobile
  • Autoridade geral do domínio
  • Sinais sociais
  • Ligação interna
  • usabilidade

Fatores de classificação podem ser divididos em fatores de SEO on-page (incluindo SEO técnico) e fatores de SEO Off Page ou construção de links ou fora da página.

Isso sera explicado em detalhes no próximo post.

Como as Pessoas Usam o Google

O principal ponto de SEO é ser amigável tanto para usuários quanto para mecanismos de busca.

Se você investir todo o seu dinheiro e tempo em SEO técnico deixando tudo bonitinho pro tio Google , tudo bem. Mas se a interação do usuário é fraca, suas posições podem cair.

E é assim que você começa a desperdiçar dinheiro. O ponto de vista do usuário é a prioridade número UM.

As interações com os mecanismos de pesquisa evoluíram ao longo dos anos. No entanto, o princípio permanece o mesmo:

  1. As pessoas buscam por informação
  2. Digitando uma necessidade em forma de consulta ( Palavra-Chave)
  3. Passando pelos primeiros resultados
  4. Clicando em um ou mais sites
  5. Pesquisando atrás de respostas especificas
  6. Percorrendo até a página 2 caso a resposta não seja encontrada

Quais os Tipos de Pesquisa

Existem 3 tipos de pesquisa que são feitas nos mecanismos de busca

  • Pesquisa Navegacional
  • Pesquisa Informativa
  • Pesquisa Transacional

Pesquisa Navegacional

A pesquisa navegacional representa a intenção do usuário de procurar por uma determinada marca ou site. As pessoas tendem a digitar “youtube ” “Facebook” “Google” ao invés de utilizar o histórico ou favoritos.

De acordo com essa definição, você perceberá que não tem chances de segmentar  seu público, a menos que você possua o site que a pessoa esta procurando.

Esse tipo de busca tem uma intenção clara e definida: o usuário tem um site exato em mente e, se você não for esse site, não será relevante para as necessidades dele.

Pesquisa Informativa

Esse tipo de pesquisa ocorre quando o usuário esta atrás de informações. Ele não procura por nada em especifico, mas sim por uma resposta ou orientação sobre como resolver um determinado problema.

Consultas informativas são difíceis de gerar receita. O Google sabe disso.

A melhor maneira de direcionar pesquisas informativas é com conteúdo de SEO de alta qualidade que realmente fornece informações úteis e relevantes para a consulta.

Se você trabalha como afiliado e possui um blog, seja la em que nicho for, crie conteúdo que seja útil a seus possíveis clientes. Seja criativo

O objetivo é se posicionar como uma fonte confiável e de autoridade , não tentar enfiar seus produtos goela abaixo do usuário.

Pesquisa Transacional

Este tipo de pesquisa  é uma intenção de fazer uma transação. Geralmente vem com um nome de produto. No caso de produtos digitais o nome do curso ou e-book.

Essa pesquisa pode  incluir termos como “comprar”,  “pedir”. Nesses exemplos, você pode inferir que o pesquisador está pensando em fazer uma compra em um futuro próximo ou nesse exato momento.

Em outras palavras, eles estão no lado comercial do funil de conversão.

Existem abordagens que você pode fazer com essa intenção de busca. Normalmente você vera anúncios quando digitar o nome de um produto e isso tem motivos:

Esses são exatamente os tipos de consultas com maior probabilidade de gerar ROI na pesquisa paga.

Se as pessoas estiverem procurando um tipo específico de produto para comprar, um anúncio patrocinado é tão provável quanto um resultado orgânico para fornecer o que eles precisam.

Uma coisa que você deve saber é que o Google ads não aceita sites ou blogs de afiliados em seus anúncios de pesquisa, logo você terá que realizar uma abordagem em mais passos como levar a pessoa para uma lista de e-mail por exemplo.

Primeiro Lugar ou Primeira Página?

Estar na primeira página dos resultados da pesquisa orgânica é bom, marcar os três primeiros é ótimo, mas há apenas um vencedor, certo? Ou é? É uma questão de perspectiva.

Blogs e sites em todo o mundo são atualizados diariamente, semanalmente ou mensalmente. A internet cresce a cada dia. Quando novos sites e alterações são indexados por um mecanismo de pesquisa, os resultados orgânicos podem mudar.

Outro fator muito importante é o algoritmo do Google, que muda o tempo todo. Pequenos ajustes podem não causar nada, mas uma grande atualização de algoritmo pode ser um terremoto, vide a ultima atualização grande do Google que derrubou dezenas de sites nas pesquisas e elevou outros.

O que estou tentando dizer é que mesmo que você seja o vencedor, suas posições podem (e provavelmente serão) substituídas por concorrentes no outro dia, e vice-versa.

É claro que a classificação em primeiro lugar é muito importante, mas atualmente você deve levar em consideração também a chamada “posição zero”.

Vamos dar uma olhada nos resultados da consulta de pesquisa “Como assar batatas”. O primeiro resultado é um snippet em destaque do Google como na foto abaixo:

como o google funciona

Conquistar essa posição não é para muitos, dependendo do nicho é extremamente difícil de se conseguir. Existem maneiras que vou deixar para explicar em outro post.

Conclusão

Saber como o Google funciona é o básico para qualquer pessoa que queira aprender mais sobre o SEO. Se você é afiliado é pensa em criar um blog ou mini site sobre um produto que é afiliado, precisa entender sobre tudo o que esta nesse post, suas vendas vão depender de chegar nas primeiras posições.

 

Mundo dos Afiliados
Me Chamo Luana , sou formada em Superior Tecnólogo, 31 anos, trabalhando full-time como afiliada desde 2016. Esse blog nasceu da vontade de ajudar os iniciantes do marketing de afiliados de forma completa e verdadeira, sem que precise investir em cursos caros o tempo inteiro. Tudo que um afiliado precisa saber sera encontrado aqui!
You may also like
5 Estratégias de SEO Que Te Farão Rankear Para Qualquer Palavra-Chave em 2018
o que é seo
O que é Seo e Porque Você Afiliado Deve Considerar Investir Nele

Leave Your Comment

Your Comment*

Your Name*
Your Webpage